As contas dos usuários suspensas no Netflix são utilizadas por criminosos digitais.

04/05/2020

As contas dos usuários suspensas no Netflix são utilizadas por criminosos digitais, como golpe para roubar os dados dos cidadãos.

Mais um ataque de phishing (maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você usuário a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias) utilizando o envio de mensagem de e-mails falsos ou direcionando o usuário para websites falsos é praticado.

É bem possível que você já tenha recebido um e-mail do Netflix, no qual lhe era solicitado que seus dados de cartão de crédito fossem atualizados, devido a alterações ocorridas em sua conta na rede social de entretenimento. E se você respondeu a este e-mail, passando suas informações possivelmente você foi vítima de um golpe digital.

Caso não seja de conhecimento de todos, a rede Netflix sofreu um ataque de phishing recentemente e, nesta oportunidade os criminosos digitais enviaram um e-mail se passando por funcionário da empresa para que pudessem obter de forma indevida os dados de seus clientes.

O ato criminoso começou depois que os criminosos digitais colocaram no ar uma campanha igualzinha ao da Netflix, que se iniciou em 19/03/2020. Naquela oportunidade a campanha verdadeira da Netflix informou aos seus clientes que faria uma redução na qualidade do streaming, de alta definição para padrão em virtude do aumento da utilização da plataforma, em virtude do isolamento social.

Diante da plataforma possuir mais de 11 milhões de usuários, os criminosos digitais colocaram uma campanha no ar, aonde foram disparados o número aproximado de 183 mil mensagens de e-mails falsos em apenas 05 dias, onde, solicitavam aos clientes da Netflix Brasil que precisavam que os usuários fornecessem seus dados, a exemplo, de cartão de crédito e neste caso esclareciam que haviam inconsistências nas informações da conta do usuário, e tais informações eram necessárias para que a plataforma fosse readequada.

Informavam ainda, que caso o usuário não prestasse as informações ali solicitadas, que a sua conta seria temporariamente suspensa ou cancelada. Neste sentido, o usuário ao receber uma correspondência eletrônica como essa, onde logomarca e fotos de filmes e sérias tão iguais a plataforma, caso não esteja atento acaba passando as informações ali solicitadas.

Alerta-se aos usuários que ao receber uma mensagem como esta deve desconfiar e redobrar a sua atenção, isso porque, como já amplamente alertado pelas empresas e prestadores de serviços, não é usual que eles solicitem a seus clientes que cliquem em links para realizar atualização de cadastros. Caso o usuário queira confirmar se realmente o e-mail recebido é verdadeiro, o mais correto é o usuário acessar o site da empresa que consta do e-mail recebido no seu navegador, realizar o login e atestar se realmente esse tipo de solicitação consta da área exclusiva do cliente.

Por fim e não menos importante, usualmente essas mensagens de maliciosas enviadas pelos criminosos digitais, usam endereços de URLs com nomes alterados que visam se passar por verdadeiros e para você verificar, basta passar o cursor do mouse sobre o link recebido e verificar se o domínio é o mesmo da empresa que você é cliente. Caso não seja, não clique em nada no e-mail que recebeu, simplesmente delete a respectiva mensagem.

De Moraes Advocacia 
Rio de Janeiro: Avenida das Américas, n.º 4.200. Bloco 1 - sala 305. Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3030.0917  
Salvador:  Rua Belo Horizonte, n.º 64. Sala 210 . Salvador . Telefone: (71) 3266.3379
E-mail: contato@demoraes.adv.br 
                                                                                                           
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora